Arquivos

Cordilheira de Sant’Ana Tannat

SAFRA: 2020
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Tinto, 92% Tannat, 4% Cabernet Sauvignon e 4% Merlot
ÁLCOOL: 13,8%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos. Referência entre os Tannats brasileiros, com sua safra 2007 foi consagrado como o melhor entre 40 rótulos nacionais desta variedade na Grande Prova Vinhos do Brasil 2018, em Bento Gonçalves, além de ganhar Medalha de Ouro. Este rótulo não é elaborado todos os anos e tem uma longevidade marcante.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: É um vinho nobre frutado, lembrando frutas negras maduras, que evolui para compotas e geleias de frutas quando em contato com o oxigênio. No sabor, sugere-se um mentolado e uma pimenta preta, ressaltados pelo alto teor alcoólico naturalmente obtido na fermentação. O tempo de 25 meses de permanência em barricas de carvalho francês também lhe concedeu notas de especiarias como baunilha e cravos. O corte com Merlot e Cabernet tornou-o harmônico ao paladar, assegurando-lhe a maciez necessária para o consumo. Recomenda-se decantá-lo antes de servir. Harmonização: carnes vermelhas como gado e cordeiro, carne de porco e caças variadas, pratos com molhos apimentados, além de queijos como Gouda, Ementhal e Parmesão.

ENVELHECIMENTO: Mostra-se estruturado, complexo e perfeito para adegar por cerca de 25 anos.

 

Cordilheira de Sant’Ana
Cabernet Sauvignon

SAFRA: 2013
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Tinto, 100% Cabernet Sauvignon
ÁLCOOL: 12,2%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos. Ganhou Medalha de Ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil 2020.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Este Cabernet Sauvignon tem um bouquet pronunciado, que lembra as flores de hibiscos, onde os aromas florais e cítricos são marcantes, combinado com algo herbáceo. Sua estadia longa, por 24 meses, em barris de carvalho francês e o corte com 2,5% de Tannat, concederam-lhe notas de alcaçuz e chocolate amargo. Tem boa estrutura, taninos delicados e corpo médio. Mostra sua personalidade ímpar à medida em que se alonga o tempo depois de aberto. Harmoniza com carnes vermelhas, cordeiros, frangos grelhados, coelho, pato e massas com molhos fortes. É também excelente para servir com queijos como Gorgonzola, Roquefort e Pecorino.

ENVELHECIMENTO: Mostra-se estruturado, complexo e perfeito para longa adegagem.

Cordilheira de Sant’Ana
Touriga Nacional

SAFRA: 2020
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Tinto, 92% Touriga Nacional e 8% Tannat
ÁLCOOL: 13,0%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos. Originárias de Portugal, as uvas Touriga Nacional adaptaram-se perfeitamente ao solo e ao clima da região de Palomas.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Este Touriga Nacional é um vinho inconfundível, de forte personalidade. Impressiona pela cor violeta intensa e pelos aromas florais, com predominância para violeta, frutos silvestres maduros e resinosos. Na boca, devido ao corte com o Tannat, os taninos são poderosos e robustos, mas ao mesmo tempo delicados, finos e elegantes.  Envelhecido em barris de carvalho francês durante 18 meses. Harmoniza com risotos de funghi e de carnes, leitão assado, pato ao molho de damascos, aves e caças em geral cozidas no molho, além de queijos como cream cheese e gorgonzola. Também vai bem com alcachofras, salada de palmitos e figos maduros.

ENVELHECIMENTO: Estima-se que possa ser guardado por 15 anos.

Cordilheira de Sant’Ana Merlot

SAFRA: 2017
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Tinto, 100% Merlot
ÁLCOOL: 12,5%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos. A safra 2008 deste rótulo ganhou medalha de prata no Concours Mondial de Bruxelles.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: O Merlot da safra 2017 tem aroma frutado de tâmaras e ameixas secas. Apresenta corpo médio, com entrada de boca elegante e redonda, explodindo em frescor e acidez vibrante. É um vinho tenro, com um toque herbáceo típico da variedade, mas igualmente delicado e harmonioso. Bem complexo e estruturado, os sabores de frutas se misturam ao sutil carvalho, tendo acabamento generoso e persistente, com um final levemente condimentado. Os taninos macios e aveludados são sua principal característica. Cerca de 35% deste vinho foi envelhecido em barricas de carvalho durante 12 meses. Boa harmonização com paellas, bacalhau, rosbifes, pizzas, pratos com cogumelos, patês, escargot, fondue de queijo, grelhados, aves e queijos variados.

ENVELHECIMENTO: Pode ser adegado por bem mais que uma década.

Cordilheira de Sant’Ana
Reserva dos Pampas Tinto 2011

SAFRA: 2011 – 375 ml
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Tinto, 68% Cab Sauv, 26% Tannat, 6% Merlot
ÁLCOOL: 12,8%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Vinho com aroma intenso, com notas vegetais e de frutas vermelhas, além da baunilha originária dos barris de carvalho em que foi envelhecido por doze meses. É macio, bem arredondado, porém com boa estrutura tânica. Harmoniza com carne vermelha, cordeiro, frango grelhado, pizzas condimentadas, massas com molhos fortes e risotos. Excelente para servir com queijos Brie, Cheddar e Roquefort.

ENVELHECIMENTO: Devido a boa estrutura, pode ser adegado por longos anos.

Cordilheira de Sant’Ana
Reserva dos Pampas Branco

SAFRA: 2021
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Branco, 53% Sauvignon Blanc, 40% Chardonnay e 7% Gewurztraminer
ÁLCOOL: 12,5%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos. Este vinho é resultante de um corte de três uvas, que são colhidas quando cada uma se encontrava em perfeito estado de maturação, garantindo o equilíbrio do vinho ao final da fermentação, que ocorre em tanques de aço inoxidável à temperatura controlada de 14 a 17 ºC por aproximadamente 20 dias. Após foi realizado o corte, mesclando as características de cada cepa, produzindo um vinho diferenciado.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Vinho de aroma complexo, que mistura o herbáceo do Sauvignon Blanc ao frutado do Chardonnay, além das especiarias e da lichia do Gewurztraminer, o que o torna único. O sabor, personalíssimo, parece que contém qualquer especiaria mágica. É agradavelmente balanceado, refrescante, cheio de espírito. Delicioso para aperitivos, carnes brancas, aves frias, rãs, peixes, ostras cruas, tortas salgadas diversas, saladas, massas com molho de peixe ou frutos do mar, caviar e queijos de cabra, brie e outros.

ENVELHECIMENTO: Com boa estrutura para adegagem de seis anos.

Cordilheira de Sant’Ana
Chardonnay

SAFRA: 2016
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Branco, 100% Chardonnay
ÁLCOOL: 12,7%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Apresenta coloração dourada. Este Chardonnay é um vinho complexo: uma mistura de aromas intensos de frutas maduras com mel de laranjeiras, bala toffe e baunilha torrada, obtido através da fermentação em barris de carvalho francês. Na boca é denso, quase oleoso, longo e elegante. Sua estrutura é tão firme e complexa que chega ao final com abacaxi em calda no retrogosto. Vinificação: corte de 39% fermentado em barril de carvalho francês, ficando “sur lie” por 12 meses com 61 % fermentado em tanque de aço inoxidável a temperatura controlada de 14 a 16 ºC durante 20 dias. Harmoniza com lagostas, camarões, ostras, caviar, salmão defumado, bacalhau, todos os peixes, faisão, vitelas, carnes frias, frutas frescas e canapés finos. Valoriza ainda a degustação de queijos como Brie, Camembert e Gruyère.

ENVELHECIMENTO: Guarda de cerca de oito anos.

Cordilheira de Sant’Ana Gewurztraminer

SAFRA: 2020
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Branco, 100% Gewurztraminer
ÁLCOOL: 13,0%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Apresenta coloração verde-palha. No aroma é inconfundível: uma mistura exótica de especiarias e pétalas de rosas. O sabor, exclusivo e intenso lembra a lichia, evoluindo para o mel e compota de frutas. Seu frescor enche a boca. Tem corpo médio e boa acidez, traduzindo um final longo e delicado. Harmoniza com trutas, ostras frescas, massas com frutos do mar, peixes de água doce e salgada, pratos ao curry, patê de foie gras, pratos chineses e tailandeses. Também acompanha muito bem as frutas frescas e o os aperitivos.

ENVELHECIMENTO: Pode ser adegado por seis anos.