Yalumba Hand Picked TGV

KMM Vinhos Yalumba Hand Picked Tgv Tempranillo Grenache Viognier

SAFRA: 2006
REGIÃO: Barossa Valley (Austrália do Sul)
TIPO: Tinto, 90% Tempranillo, 5% Grenache e 5% Viognier
ÁLCOOL: 13,5%

HISTÓRICO: A linha Hand Picked prossegue na excitante busca e compromisso com experimentação/exploração de novas variedades e cortes. Plantada fartamente na Espanha, a Tempranillo provou ter uma afinidade em particular com a região de Barossa Valley. A safra de 2006 foi perfeita em Barossa Valley, com início de primavera-verão com chuvas e deixando as vinhas fortes e saudáveis, resultando em excelente colheita. Dias quentes, sem calor excessivo em fevereiro, combinado com noites frescas significou que as vinhas não passaram por nenhum stress, acumulando açúcar e sabores rapidamente. Este vinho obteve 93 pontos de Campbell Mattinson no “The Big Red Wine Book 2008” (AUS), outros 88 pontos na The Wine Advocate, 90 pontos no Australian Gourmet Traveller Wine Magazine, outros 94 pontos de James Halliday no seu renomado Australian Wine Companion 2009 e ganhou 4 estrelas pela Winestate Magazine.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Mostra viva cor vermelho-púrpura. Ao nariz oferece aromas de pétalas de rosas e framboesa com especiarias como noz-moscada. O paladar apresenta taninos firmes e sabores prolongados de cereja. Estes sabores são amaciados pela co-fermentação com a uva Viognier, enquanto a Grenache contribui com toques condimentados. Maturado por 10 meses em barris de carvalho francês e húngaro.

ENVELHECIMENTO: Este vinho é degustado elegantemente agora, mas uma cuidadosa adegagem desenvolverá alguns clássicos sabores apetitosos nos próximos dez anos.