Hawequas

KMM Vinhos Mont Du Toit Hawequas

SAFRA: 2007
REGIÃO: Paarl – África do Sul
TIPO: Vinho tinto, 70% Cabernet Sauvignon, 15% Merlot, 8% Shiraz, 3% Cabernet Franc, 2% Alicante Bouschet e 2% Petit Verdot
ÁLCOOL: 14,0%

HISTÓRICO: A vinícola Mont du Toit situa-se aos pés da montanha Hawequa, em Wellington, na divisa com Paarl, região importante na produção de vinhos na África do Sul. A propriedade foi adquirida por Stephan (advogado) e Carolina du Toit (de descendência alemã) em 1996 com o propósito de elaborar premium blends de tintos, sendo que a família du Toit está envolvida com viticultura desde 1691. A produção é baseada no estilo tradicional “low-tech”, mais afrancesado. A filosofia baseia-se no cultivo das cepas adequadas, com baixa produtividade, descartando o excesso de uvas através da poda dos cachos e meticulosamente colhendo de forma manual apenas as uvas bem maduras. As vinhas tem de doze a 24 anos de idade. Todo o processo de vinificação é por ação da gravidade. Cada variedade é vinificada separadamente, sob o olhar atento do reconhecido enólogo alemão Bernd Philippi. A hábil mistura das cepas obtém uma complexidade harmoniosa de aromas e sabores. Não há uma fórmula definida e cada ano a natureza dita como será o blending. Recebeu 4 estrelas no John Platter’s Guide, o mais reconhecido crítico daquele país.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Vinho fácil de beber, com a Cabernet dominando com fruta madura e concentrada, camadas de especiarias e com leve carvalho tostado. Este corte é muito bem complementado com as notas de especiarias da Shiraz. Bouquet refrescante e ligeiramente mentolado. No paladar exibe abundante cereja madura e taninos muito agradáveis. As diferentes variedades passaram, separadamente, por 11 meses em carvalho francês e russo. Após o blend, estagiaram por mais sete meses em pequenas barricas para promover a integração dos sabores. Acompanha carnes vermelhas, massas e queijos curados.

ENVELHECIMENTO: Guardar por dez anos.