Jansz Tasmania Premium Cuvée

SAFRA: NV
REGIÃO: Tasmânia
TIPO: Vinho Espumante Branco, 53% Chardonnay, 44% Pinot Noir e 3% Pinot Meunier
ÁLCOOL: 12,0%

HISTÓRICO: Única vinícola da Tasmânia a dedicar-se inteiramente à produção de espumante de alta qualidade, hoje pertence à família Hill Smith, proprietária da reconhecida vinícola Yalumba. O vinhedo Heemskerk foi estabelecido em 1975 no coração da região de Pipers River, que possui um manto de solo basáltico vermelho e clima moderado a frio devido à proximidade com o oceano. Estas são condições ideais para o amadurecimento lento da fruta, mantendo persistente acidez, tão essencial para a produção de espumante premium. Este Jansz é elaborado pelo tradicional método champenoise e remete às reconhecidas regiões de Champagne e Burgundy. Em 1986 foi feita uma associação, hoje desfeita, com o famoso produtor Louis Roederer, de Reims, na França, o mesmo que elabora o aclamado champagne Cristal. Jansz provém de uvas de várias safras e de várias regiões da Tasmânia. Sob o comando da enóloga Natalie Fryar, todos os lotes são mantidos separados durante o processo de vinificação para maximizar as opções de assemblage e a complexidade final do vinho. Passa por fermentação secundária na garrafa e exposição às leveduras por dois anos. Ganhou 93 pontos de James Halliday, 92 de Tyson Stelzer, da Wine Business Magazine, e cinco estrelas da Restaurant Wine. Eleito como o melhor espumante australiano no vigésimo Australian Liquor Industry Awards, em Sydney, em 2013.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Coloração verde-palha. Aromas de madressilva e notas cítricas da Chardonnay da Tasmânia são imediatamente aparentes. Aroma ligeiro de castanhas assadas e uma pitada de morango da Pinot Noir. Cremosidade e frutas delicadas enchem a boca, mostrando acidez refrescante. Corpo médio, fina perlage e persistente mousse. Complexidade sutil de brioche dá lastro para a tentadora textura mineral suave, terminando longo e elegante.

ENVELHECIMENTO: Pronto para consumo, mas irá responder dramaticamente a uma guarda prolongada, adicionando notas de nozes e equilibrando a fruta picante.