Cordilheira de Sant’Ana
Chardonnay Reserva

KMM Vinhos Cordilheira de Santana Reserva Especial Chardonnay 2005

SAFRA: 2005
REGIÃO: Palomas – Campanha Gaúcha
TIPO: Vinho Branco, 100% Chardonnay
ÁLCOOL: 14,0%

HISTÓRICO: Cordilheira de Sant’Ana é uma Adega Regional de Vinhos Finos porque elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de seu próprio vinhedo, que tem 24 hectares de área plantada. Foi fundada em 1999 e os proprietários são o casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo. A vinícola, localizada no Paralelo 31º Latitude Sul, é reconhecida como produtora de rótulos de excepcional qualidade, que são o reflexo do terroir onde são produzidos. Na Expovinis 2008, este vinho ganhou o prestigiado prêmio de Top Ten da feira. Anos mais tarde, o Chardonnay 2010 ficou em segundo lugar neste mesmo concurso.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Apresenta coloração dourada. É um vinho complexo: mistura de aromas de frutas maduras com o sabor de baunilha torrada. O vinho é potente, de textura rica e soberbo ao paladar. Cerca de 30% estagiou por doze meses em carvalho francês. Harmoniza com lagostas, camarões, ostras, caviar, salmão defumado, bacalhau, todos os peixes, faisão, vitelas, carnes frias, frutas frescas e canapés finos. Valoriza ainda a degustação de queijos como Brie, Camembert e Gruyère.

ENVELHECIMENTO: Como a safra 2005 foi a melhor da história da região da Campanha Gaúcha, os vinhos daquele ano ainda se mostram estruturados, complexos e perfeitos para longa guarda. Prova de que um branco nacional, quando bem elaborado, pode enriquecer com o tempo, este exemplar é um verdadeiro néctar.