Calabria Private Bin
Saint Macaire

SAFRA: 2013
REGIÃO: Riverina (Nova Gales do Sul)
TIPO: Vinho Tinto, 100% Saint Macaire
ÁLCOOL: 13,5%

HISTÓRICO: Apesar de ser portador de uma rara alergia causada pelos ácidos no vinho que o impede de engolir esta bebida, a visão e determinação de Bill Calabria colocam-no no topo da lista dos produtores que elevaram enormemente a qualidade dos vinhos elaborados em Riverina nos últimos anos. Estabelecida em 1945 por seus pais, imigrantes italianos, em Griffith, no coração de Riverina, que é a segunda maior região produtora da Austrália. De lá saem 70% dos vinhos do Estado de Nova Gales do Sul e a região é famosa por seus vinhos de sobremesa estilo Sauternes. O reconhecido crítico James Halliday concedeu cinco estrelas à vinícola em seu Australian Wine Companion. Recentemente, a vinícola, antes Westend Estate, passou a chamar-se Calabria Family Wines, em orgulhosa homenagem à família que teve início humilde e que hoje destaca-se como leading player nos mercados doméstico e internacional. A safra de 2010 recebeu 90 pontos de James Halliday. Ganhou medalha de bronze nos Brisbane Wine Show e Cowra Wine Show.

Saint Macaire é uma variedade tão rara que dificilmente encontra-se menção em livros especializados. Leva o nome de um charmoso vilarejo francês de Bordeaux, mas hoje encontra-se extinta na região. Westend, em apenas dois hectares de vinhas de mais de 70 anos, é uma das únicas vinícolas no mundo a produzir, de forma comercial, esta cepa. São elaboradas apenas duas mil caixas deste vinho. Esta safra ainda não participou de avaliações.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Intensa e profunda cor vermelho com halo violáceo. Mostra aroma fragrante de violetas, pétalas de rosas e especiarias, que são atributos únicos da variedade Saint Macaire. Vinho encorpado que exibe fruta madura e especiarias, além de boa integração com a baunilha do carvalho. O paladar é macio, com acabamento cálido e grande persistência, além de taninos refinados. Estagiou por oito meses em carvalho francês e americano, sendo 15% em barricas novas. Acompanha tapas, queijo cheddar vintage, cordeiro assado e carnes de caça com ervas frescas, especialmente tomilho, sálvia e alecrim.

ENVELHECIMENTO: Pronto para ser degustado, mas tem potencial para ser adegado por dez anos.