Arquivos

Stonier Reserve Pinot Noir

SAFRA: 2007
REGIÃO: Mornington Peninsula (Victoria)
TIPO: Vinho Tinto, 100% Pinot Noir
ÁLCOOL: 13,5%

HISTÓRICO: Especialistas em Pinot Noir e Chardonnay, Brian Stonier e sua esposa Noel estabeleceram sua vinícola na cidade costeira de Merricks, a dez minutos do Estreito de Bass. Por quase trinta anos Stonier tem sido largamente reconhecido como excepcional produtor destas duas variedades, sendo que o Reserve Chardonnay 1999 ganhou os troféus de melhor Chardonnay e melhor vinho branco no London International Wine Challenge. A vindima de 2007 foi uma das temporadas de desenvolvimento mais quentes e secas. Como os blocos de vinhedos do Reserve são predominantes em lugares mais frios de Merricks, então a colheita foi feita mais para o final da temporada, evitando dias quentes em fevereiro e março. Os vinhedos de Pinot Noir apresentaram grande intensidade de perfume e estrutura, mas foram colhidos relativamente cedo que, combinado com as temperaturas elevadas, realça a coloração suave. Este vinho passou por fermentação malolática, sofrendo interferência mínima no processo de vinificação, mostra intensidade típica e pureza das frutas, colhidas dos vinhedos mais velhos, estruturado para guardar por um tempo médio. Ganhou 17/20 pontos da crítica inglesa Jancis Robinson, 94 pontos de James Halliday e 94 da publicação Wine Business Magazine. Recebeu 93 pontos no “Big Red Wine Book 2009/2010”, dos renomados críticos Campbell Mattinson e Gary Walsh.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Brilhante cor vermelho profundo. Apresenta bouquet muito aromático de cereja, groselha vermelha e chocolate escuro, com toques florais, especiarias complexas e sutil carvalho francês. Ricos e poderosos sabores de cereja e especiarias se prolongam no paladar. Mostra acidez refrescante, além de taninos finos e firmes. Estagiou doze meses em barricas francesas.

ENVELHECIMENTO: Pode ser adegado pelo menos até dez anos.

Stonier Reserve Chardonnay

SAFRA: 2006
REGIÃO: Mornington Peninsula (Victoria)
TIPO: Vinho Branco, 100% Chardonnay
ÁLCOOL: 13,5%

HISTÓRICO: Especialistas em Pinot Noir e Chardonnay, Brian Stonier e sua esposa Noel estabeleceram sua vinícola na cidade costeira de Merricks, a dez minutos do Estreito de Bass. Por quase trinta anos Stonier tem sido largamente reconhecido como excepcional produtor destas duas variedades, sendo que o Reserve Chardonnay 1999 ganhou os troféus de melhor Chardonnay e melhor vinho branco no London International Wine Challenge. Já a safra 2005 acabou de arrebatar outro troféu neste evento, além de cinco estrelas na revista australiana Uncorked. A safra de 2006 foi uma das temporadas de desenvolvimento mais quentes e secas. Como os blocos de vinhedos do Reserve são predominantes em lugares mais frios de Merricks, então a colheita foi feita mais para o final da temporada, evitando dias quentes em fevereiro e março. A fruta apresentou excelente sabor e mais baixos níveis de açúcar do que em anos anteriores, mas manteve grande acidez natural. Este vinho recebeu 95 pontos de James Halliday no seu Australian Wine Companion 2009.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Vinho com coloração dourado-pálido e reflexos esverdeados. Aromas de limão e toranja (grapefruit) com notas de melão e avelã são amparados por excelente carvalho francês bem integrado. O paladar é excelente e mineral, com grande intensidade de limão e creme no médio paladar. Excelente comprimento e equilíbrio, finalizado com acidez vivaz. Este vinho foi fermentado 100% em barricas de carvalho francês por 11 meses, sendo que 30% eram novas, com natural fermentação malolática em todos os barris.

ENVELHECIMENTO: Pronto para ser degustado ou aguardar cerca de dez anos.

Stonier Pinot Noir

SAFRA: 2006
REGIÃO: Mornington Peninsula (Victoria)
TIPO: Vinho Tinto, 100% Pinot Noir
ÁLCOOL: 14,0%

HISTÓRICO: Especialistas em Pinot Noir e Chardonnay, Brian Stonier e sua esposa Noel estabeleceram sua vinícola na cidade costeira de Merricks, a dez minutos do Estreito de Bass. Por quase trinta anos Stonier tem sido largamente reconhecido como excepcional produtor destas duas variedades, sendo que o Reserve Chardonnay 1999 ganhou os troféus de melhor Chardonnay e melhor vinho branco no London International Wine Challenge. O verão de 2006 foi muito quente e seco, resultando numa colheita prematura, iniciada no final de fevereiro finalizada no final de março. A produtividade dos jovens vinhedos que dão origem ao Stonier Pinot Noir é, em média 2,5 toneladas/acre, traduzindo-se em sabores puros, amadurecidos e bem equili-brados por abundantes e refinados taninos. O vinho tem profun-didade grandiosa da fruta e continuará desenvolvendo sua complexidade pelos próximos anos. Recebeu 94 pontos de James Halliday, mais reconhecido crítico australiano, no seu Australian Wine Companion 2009 e 92 pontos da Wine Business Magazine.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Brilhante cor vermelha. Fragrante bouquet de morango conduzindo a um paladar fino e elegante de ameixas, cerejas e canela, com final longo e suculento. Complexidade terrosa. Este vinho se beneficia da fruta pura e delicada, proporcionando um baixo nível de taninos. Estagiou por onze meses em barricas de carvalho francês.

ENVELHECIMENTO: Pode ser adegado por dez anos.

Stonier Chardonnay

SAFRA: 2011
REGIÃO: Mornington Peninsula (Victoria)
TIPO: Vinho Branco, 100% Chardonnay
ÁLCOOL: 14,0%

HISTÓRICO: Especialista em Pinot Noir e Chardonnay, esta vinícola localiza-se na cidade costeira de Merricks, a dez minutos do Estreito de Bass. Por quase trinta anos, Stonier tem sido largamente reconhecido como excepcional produtor destas duas variedades. Este vinho gerou um grupo de seguidores muito leais, e continua a mostrar que a harmonia entre carvalho e fruta é fundamental para vinhos de preço relativamente superiores. Recebeu 92 pontos no Wine Taste Special Edition e mais 92 no The Australian Wine Annual 2013. Ganhou 93 pontos de James Halliday e 90 da Wine Business Magazine.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Com coloração brilhante verde-palha. Nectarina, frutas de caroço e sabores de maçã dão um sutil suporte cremoso de caju. Aromas intensos de flor de limão, com frutas exóticas, mel e um toque de carvalho picante. Acabamento cítrico, persistente e cremoso. Passou por 9 meses de carvalho francês.

ENVELHECIMENTO: Pronto para ser degustado ou aguardar cerca de oito anos.