Arquivos

Petaluma Shiraz

SAFRA: 2002
REGIÃO: Adelaide Hills (Austrália do Sul)
TIPO: Vinho Tinto, 95% Shiraz e 5% Viognier
ÁLCOOL: 14,0%

HISTÓRICO: O Petaluma Shiraz 2002 é resultado da colheita mais fria de que se tem notícia em Adelaide Hills, onde seu rendimento atingiu 5 toneladas por hectare (a quantidade necessária para atingir a concentração e intensidade desejadas). Este vinho recebeu 96 pontos do influente crítico enólogo James Halliday, troféu no International Wine Challenge e foi considerado boa compra pela revista brasileira Guia de Vinhos Gula 2007.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Cor vermelho-violáceo intenso, translúcido e brilhante na taça. Aromas exóticos, mostrando amora madura, especiarias, anis e pimenta preta recém moída. Sabores doces e aromáticos, apresentando canela, cravo-da-índia e frutas maduras, dando frescor e vibração ao vinho. Seus taninos são firmes e refinados. O final do vinho é intenso, com prolongada sensação de frutas e condimentos.

ENVELHECIMENTO: É atraente para beber agora ou aguardar por mais de uma década.

Petaluma Hanlin Hill Riesling

SAFRA: 2014
REGIÃO: Clare Valley (Austrália do Sul)
TIPO: Vinho Branco, 100% Riesling
ÁLCOOL: 13,0%

HISTÓRICO: Todas as uvas são provenientes do vinhedo Hanlin Hill, plantado em 1968 no Clare Valley, uma das mais clássicas regiões de Riesling da Austrália. O estilo deste vinho surgiu com o Petaluma Riesling 1979, o pioneiro da linha Hanlin Hill. Este Riesling é produto de uma safra seca, adequada ao padrão de desenvolvimento da variedade. Esta safra ainda não participou de avaliações, mas a de 2013 recebeu 93 pontos de James Halliday em seu Australian Wine Companion 2015.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Este Riesling tem adoráveis e delicadas notas florais no aroma, além de um toque de frutas tropicais. Flor de lima-limão e uma pitada de casca de laranja anunciam uma acidez vivaz. Já o pladar cítrico traz a marca registrada de fruta no acabamento.

ENVELHECIMENTO: Um vinho agradável para ser bebido agora, mas revelará sua glória após 10-15 anos.

Croser Sparkling

SAFRA: 2004
REGIÃO: Piccadilly Valley (Austrália do Sul)
TIPO: Espumante Branco, 68% Pinot Noir e 32% Chardonnay
ÁLCOOL: 13,0%

HISTÓRICO: Petaluma Croser é um dos verdadeiros espumantes premium produzidos na Austrália e elaborado pelo método tradicional champenoise. Recebeu 93 pontos no The Australian Wine Annual 2008 e 92 pontos do conceituado crítico enólogo James Halliday em seu Australian Wine Companion 2008. Recentemente esta safra foi considerada 5 estrelas pela revista Decanter.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Vibrante e refrescante, este espumante estilo aperitivo (um dos únicos da Austrália) tem um bouquet cremoso, de brioche, floral e levemente almiscarado de pêra, maçã e pêssego. Seu paladar picante de melão, cítricos e toranja é fresco e macio, com elegância focada. Final seco e acidez firme.

ENVELHECIMENTO: Pode ser apreciado agora ou aguardar por mais de uma década.