Arquivos

Virgin Hills

SAFRA: 2002
REGIÃO: Kyneton, Macedon Ranges (Victoria)
TIPO: Vinho Tinto, 85% Cabernet Sauvignon, 8% Shiraz, 3.5% Merlot e 3.5% Malbec
ÁLCOOL: 13,0%

HISTÓRICO: Virgin Hills é a pérola de Macedon Ranges, considerada uma das vinícolas ícones da Austrália. Com fundação em 1968 pelo restauranter Tom Lazar, este empreendimento visionário foi aclamado pelas plantações de Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec and Merlot numa região de clima frio. Virgin Hills foi adquirida por Michael Hope em outubro de 2000. Este vinho recebeu 90 pontos de James Halliday em seu Australian Wine Companion 2008 e a safra 2003 ganhou 94 pontos. Halliday nominou este vinho como “aquele que levaria para uma ilha deserta”.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Intensa coloração vermelho escuro com nuances de vermelho vivo. Mostra aromas de ameixa vermelha, mirtilo, framboesa, leves notas de menta e pimentão e generoso carvalho francês. O paladar apresenta frutas maduras, ameixa preta, sabores secundários de chocolate, toques apimentados e de noz-moscada, evidenciando um vinho vibrante. Estagiou por 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo a metade delas de primeiro uso. Companhia ideal com pratos de caça. Recomenda-se decantar pelo menos meia hora antes de beber.
 
ENVELHECIMENTO: Recomenda-se guarda por mais de 15 anos.

Hope Estate Shiraz

SAFRA: 2008
REGIÃO: Hunter Valley (Nova Gales do Sul) – Austrália
TIPO: Vinho Tinto, 100% Shiraz
ÁLCOOL: 13,5%

HISTÓRICO: A vinícola Hope Estate, com cerca de 100 hectares de vinhedos, localiza-se nas proximidades do povoado de Broke, em Lower Hunter Valley. Foi criada em 1994 pelo farmacêutico Michael Hope, que abandonou sua profissão para dedicar-se inteiramente aos vinhos. A empresa também possui vinhedos nos Estados de Victoria e Austrália Ocidental.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Este é um exemplar típico de Shiraz de Hunter Valley, com características terrosas, picantes e generosa fruta. Coloração é de rubi para vermelho escuro. Aromas picantes de pimenta e noz moscada, notas concentradas de amora preta, ameixa roxa e chocolate. O envelhecimento por doze meses em barricas de carvalho francês realçam o toque apimentado e de especiarias. Apresenta paladar macio e suculento, com intensa fruta. Corpo médio e sabores ricos de moca e ameixa, conduzindo a um final com toques terrosos. Características definidas de carvalho combinam com taninos sedosos, emprestando complexidade e persistência. Complementa a cozinha italiana que contenha alho e óleo de oliva ou o tradicional “roast beef”. Servir ligeiramente resfriado.

ENVELHECIMENTO: Beba agora ou aguarde por até dez anos.

Hope Estate Chardonnay

SAFRA: 2013
REGIÃO: Hunter Valley (Nova Gales do Sul) – Austrália
TIPO: Vinho Branco, 100% Chardonnay
ÁLCOOL: 12,5%

HISTÓRICO: A vinícola Hope Estate, com cerca de 100 hectares de vinhedos, localiza-se nas proximidades do povoado de Broke, em Lower Hunter Valley. Foi criada em 1994 pelo farmacêutico Michael Hope, que abandonou sua profissão para dedicar-se inteiramente aos vinhos. Hunter Valley é a mais antiga região vinícola da Austrália, sendo que as primeiras vinhas foram plantadas em 1820 e a Shiraz, uva emblemática do país, teve seu primeiro pé plantado ali em 1832. A empresa também possui vinhedos nos Estados de Victoria (Macedon Ranges) e Austrália Ocidental (Geographe, ao lado de Margaret River). Várias técnicas foram aplicadas na obtenção de complexidade máxima para este vinho, tais como tanque e barril de fermentação a várias temperaturas e utilizando mosto clarificado e não clarificado, assim como a fermentação selvagem com leveduras naturais.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Aparência amarelo-pálido com reflexos esverdeados. Aroma delicado de pêssego, pera e frutas cítricas maduras, misturando-se com sutil baunilha e leve tostado do carvalho. Este é um vinho muito bem trabalhado no paladar. Sabores de frutas maduras na linha da frente, carvalho é sutil e muito bem integrado e fornece suporte para um paladar que mostra textura, equilíbrio e grande sensação na boca. O final é longo, persistente e revigorante. Fermentado por nove meses em barricas francesas. Com corpo médio, este vinho complementará a maioria dos pratos com frango, massa e vitela. Desde que a comida não seja muito picante ou pesada, será uma excelente compatibilização.

ENVELHECIMENTO: Pronto para ser degustado ou aguardar por mais de sete anos.

Three Steps Cabernet Sauv

SAFRA: 2009
REGIÃO: Hunter Valley (Nova Gales do Sul) – Austrália
TIPO: Vinho Tinto, 100% Cabernet Sauvignon
ÁLCOOL: 13,5%

HISTÓRICO: A vinícola Hope Estate, com cerca de 100 hectares de vinhedos, localiza-se nas proximidades do povoado de Broke, em Lower Hunter Valley. Foi estabelecida em 1994 pelo farmacêutico Michael Hope, que abandonou sua profissão para dedicar-se inteiramente aos vinhos. A empresa também possui vinhedos nos estados de Victoria e Austrália Ocidental. A linha Three Steps celebra o trabalho do enólogo desde o vinhedo, passando pela vinícola, até a mesa do apreciador.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Intensa coloração vermelho-púrpura. Rico aroma de ameixa e pimenta preta. Paladar muito concentrado e complexo de frutas maduras, sobretons de condimentos e taninos finos e final longo. Descansou por 12 meses em barricas de carvalho americano (80%) e francês (20%). Servir com cordeiro e queijos maturados.

ENVELHECIMENTO: Pronto para beber, mas guarda de sete a 10 anos trará recompensas.

Three Steps Shiraz

SAFRA: 2013
REGIÃO: Hunter Valley (Nova Gales do Sul) – Austrália
TIPO: Vinho Tinto, 100% Shiraz
ÁLCOOL: 13,5%

HISTÓRICO: A vinícola Hope Estate, com cerca de 100 hectares de vinhedos, localiza-se nas proximidades do povoado de Broke, em Lower Hunter Valley. Foi criada em 1994 pelo farmacêutico Michael Hope, que abandonou sua profissão para dedicar-se inteiramente aos vinhos. A fruta deste vinho é proveniente de vinhedos no Hunter Valley em solo basáltico, em região próxima à serra de Wollemi. A empresa também possui vinhedos nos Estados de Victoria e Austrália Ocidental. A linha Three Steps celebra o trabalho do enólogo desde o vinhedo, passando pela vinícola, até a mesa do apreciador.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Profunda cor de ameixa preta. Aromas de suculentas ameixas e pimenta preta. Na boca, os toques apimentados e sabores intensos de ameixa integram-se bem com a passagem em carvalho americano por 12 meses. O paladar mostra intenso café e longo acabamento com sabores de chocolate. Servir com carnes vermelhas suculentas e cordeiro.

ENVELHECIMENTO: Pronto para beber, mas vai recompensar guarda de mais de cinco anos.

Three Steps Chardonnay

SAFRA: 2013
REGIÃO: Hunter Valley (Nova Gales do Sul) – Austrália
TIPO: Vinho Branco, 100% Chardonnay
ÁLCOOL: 12,2%

HISTÓRICO: A vinícola Hope Estate, com cerca de 100 hectares de vinhedos, localiza-se nas proximidades do povoado de Broke, em Lower Hunter Valley. Foi criada em 1994 pelo farmacêutico Michael Hope, que abandonou sua profissão para dedicar-se inteiramente aos vinhos. Hunter Valley é a mais antiga região vinícola da Austrália, sendo que as primeiras vinhas foram plantadas em 1820 e a Shiraz, uva emblemática do país, teve seu primeiro pé plantado ali em 1832. Os pioneiros encontraram um clima similar ao sul da França, perfeito para o crescimento das uvas. O clima moderado e solos ricos são ideais para cepas como Semillon, Verdelho, Chardonnay, Shiraz e Merlot. A empresa também possui vinhedos nos Estados de Victoria e Austrália Ocidental, onde 10 blocos de chardonnay são colhidos separadamente para maximizar a complexidade e proporcionar uma série de características para este excelente vinho. A linha Three Steps celebra o trabalho do enólogo desde o vinhedo, passando pela vinícola, até a mesa do apreciador. Este vinho recebeu 90 pontos de Mike Frost, crítico australiano.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: Coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados. Aromas de frutas tropicais, com sobretons de melão e pêssego. Intenso ao nariz, mostrando-se amanteigado e com madeira integrada. Paladar cremoso, amanteigado, com abundância de fruta. Vinho médio a encorpado, com complexas camadas de sabores. Final longo e refrescante. A maior parte do vinho foi fermentada em tanques de inox para manter frescas as características primárias da fruta, enquanto que a outra parte passou por seis meses em carvalho francês. Servir com frutos do mar, saladas e carnes brancas.

ENVELHECIMENTO: Pronto para ser degustado.